segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cultura e valores na sociedade









    Recebi essas imagens hoje por e-mail, atribuídas ao cartunista argentino Quino (que faz a Mafalda), mas não sei, de fato, se as ilustrações são dele.
    De qualquer forma, o que cabe notar é que elas constituem uma forte crítica à cultura e aos valores de nossa sociedade de hoje. 
    Quem já tem filhos, como eu, preocupa-se com o que ensinar a eles, se o mundo lá fora não é um exemplo tão honroso do que sempre consideramos "valores".
    As primeiras imagens mostram tecnologias que supostamente substituíram habilidades humanas. Obviamente não concordo com tal premissa.
    Creio e defendo que as tecnologias existem como extensões do homem e constituem recursos que co-existem com as habilidades humanas, não com a aspiração de substituí-las.
    Entretato, parece-me que ao final, o que está em questão são os valores morais e éticos que parecem extintos em nossa sociedade atual.
    Nesse sentido, concordo com os quadrinhos que ilustram como o ser humano é egocêntrico e preocupado com o consumismo, primando pelo "ter" e deixando de lado o "ser".
    Fica, então, a reflexão para repensarmos nossas atitudes que refletem na sociedade em que vivemos.
    São esses os valores que nossos filhos herdarão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário